O que é o Reino de Deus?

Campanha

“O Reino dos Céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos.” (Mt 13,31b-32).

A cada mês um tema será trabalhado durante a Campanha: “Sou d’Ele – Somos d’Ele”. O primeiro tema, durante o mês de janeiro, é: o “Reino de Deus” será. E a primeira pergunta que se pode fazer sobre ele é esta: O que é o Reino de Deus?
Primeiramente se pode entender que, o Reino de Deus é o próprio Senhor Jesus Cristo que é iniciado neste mundo com a presença d’Ele entre nós, e que um dia na eternidade será definitivo. Tudo começa n’Ele e termina na vida divina com Deus Uno e Trino.

O Reino de Deus foi o centro da pregação de Jesus encarnado em meio ao seu povo. “O Reino de Deus está próximo de vós” (Lc 10,9), era a mensagem que Jesus disse aos setenta e dois discípulos ao povo pregar nas vilas e povoados para onde ele deveria ir (Cf. Lc 10,1). O Reino de Deus é Deus que reina na vida da pessoa, das famílias, da comunidade e da sociedade.

O Senhor se serviu desta categoria bíblica, pois ela vinha dos profetas, para aprofundar a verdade das coisas divinas e humanas em Jesus Cristo. A seguir ele será aprofundado nos santos padres, os primeiros escritores cristãos.
São Jerônimo afirmou a presença do Reino de Deus nas pessoas, quando a pessoa se converte, se arrepende dos pecados, os pecados são mandados embora, eliminados e o fiel vive a graça de ser um perfume do Senhor no meio do mundo e o Reino de Deus acontece ali.

Também Santo Irineu de Lião ressaltou a importância do Reino de Deus nas pessoas justas não sendo esta uma categoria abstrata, mas certa, real, realizada por Deus para as pessoas que fizeram o bem e agiram na caridade.
Assim, cada um de nós deve aderir à mentalidade do Reino de Deus individualmente e deixar que as nossas vidas sejam constantemente renovadas pelos ensinamentos de Jesus Cristo, ao Mesmo tempo, o Reino de Deus acontece nos irmãos unidos que vivem no amor e na justiça. E reafirmar a cada dia: “Sou d’Ele – Somos d’Ele”.

Por fim, devemos conhecer mais acerca do Reino de Deus para que possamos, um dia, assumir esta condição definitiva do Reino de Deus que acontecerá na vida das pessoas ressuscitadas que viverão para sempre com o Senhor na glória.

Quer saber mais? Continue seguindo a programação da Rede Século 21.