

Eu sou a Porta!
“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.” (Jo 10,9)
No Evangelho de João, encontram-se várias passagens nas quais Jesus fala sobre quem ele é. Para isso, ele utiliza várias figuras que se tornarão como que uma explicação sobre a Sua pessoa e Sua missão de salvar a humanidade.
Neste versículo, Jesus apresenta que Ele é a Porta. Normalmente, a imagem da porta é facilmente reconhecida por quem ouve falar dela. Uma porta serve para separar diferentes ambientes, inclusive o ambiente externo do ambiente interno de um local. O perigo, que Jesus apresenta, é que esta porta pode servir para prender alguém e tirar a sua liberdade.
Mas Jesus fala claramente: quem entra por Esta Porta é para que seja salvo. Aqui é interessante fazer uma ligação com o paraíso. Quando a humanidade pecou, se afastando da vontade do criador, fecharam-se as Portas do Paraíso; o homem não poderia mais voltar. Porém, com o Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus, as portas foram novamente abertas. E alguém poderia perguntar: todos vão entrar por esta porta? A resposta é simples: somente aqueles que quiserem!
A diferença está no fato de que antes as portas estavam fechadas, agora, a salvação é oferecida para todos, mas Deus não tira a liberdade humana, por isso, Jesus fala que a porta está aberta e que a ovelha pode entrar e sair, ela é livre para permanecer unida a Jesus.
Assim, também hoje este convite de entrar pela porta que é Jesus é oferecido a todos. Qualquer pessoa pode passar por ela para alcançar a salvação e a vida plena que Jesus prometeu no versículo seguinte. Basta entrar na mentalidade do Reino de Deus e colocá-la em prática dia a dia, até o dia em que se entrará definitivamente por esta porta e estaremos para sempre com Ele.