

A Divindade envolta em Ternura
“Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: ‘Não temais, eis que vos anuncio uma Boa-Nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura’.” (Lucas 2,9-12)
No mês de dezembro se vivencia o Tempo do Advento que é uma expectativa para a chegada do Menino Deus e no dia 25 de dezembro se celebra o Seu nascimento. Na Palavra de Deus os primeiros a receberem o anúncio do nascimento de Jesus foram os pastores. Este anúncio feito a pessoas simples e humildes, mas foi feito de maneira extraordinária: um anjo lhes apareceu e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles.

Os pastores ficaram assustados com o que estavam vendo, mas o anjo disse-lhes para que não tivessem medo, pelo contrário deveriam se alegrar porque uma Boa Nova lhes seria anunciada. Naquele dia nasceu na cidade de Davi, Belém, o Messias esperado por Israel, o cumprimento das profecias do Antigo Testamento que anunciavam a chegada do salvador.
Para que os pastores pudessem encontrar o Salvador foi lhes dado um sinal: “achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura”. Se a aparição dos anjos causava medo, a aparição do Salvador causa um sentimento de ternura e humildade. Ninguém precisa ter medo de se aproximar do Salvador que em tudo se fez semelhante à humanidade, exceto no pecado, como diz São Paulo.
Deus escolhe vir ao mundo simples e humilde. Ele não quis entrar na história da humanidade em um grande palácio ou reclinado em berços de ouro e marfim. Ele vem como uma criança frágil e nasce numa estrebaria e é reclinado em uma manjedoura. Toda grandeza de Deus está agora escondida na ternura de uma criança. Isto faz parte do grande mistério de amor de Deus para com a humanidade, ali naquela criança começa uma nova história que muda a vida de todos os que se aproximam do Menino Deus e deixam que Ele entre em suas vidas.



