Eu sou o Caminho…

Campanha

“Disse-lhe Tomé: ‘Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?’. Jesus lhe respondeu: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim’.” (Jo 14,5-6)

Em agosto, na Igreja do Brasil, se celebra o Mês Vocacional. Este nos convida a meditar que todo cristão é chamado a seguir os passos de Jesus Cristo em qualquer que seja o estado de vida que este se encontra: seja como ministro ordenado, consagrado pelo celibato ou no sacramento do matrimônio.

No Evangelho de João, Tomé compreende que deve seguir Jesus, mas afirma que, neste momento, não sabe para onde Jesus vai e, por isso, não conhece o caminho. A esta afirmação Jesus lhe responde que Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Jesus é o caminho: Ele é o referencial por onde se deve seguir. Suas palavras, suas ações e a sua vida são o caminho pelo qual todos os cristãos são chamados a seguir. O exemplo de Jesus deveria estar presente sempre em nossa vida. Não somente como algo teórico, mas como uma prática diária.

Mesmo sabendo que nem sempre se consegue seguir por este caminho e alguns acabam se desviando. Porém, se deve sempre fazer um esforço pessoal para se manter a direção certa apontada por Jesus e perseverar nesta caminhada.

O primeiros cristãos eram reconhecidos como “Seguidores do Caminho”. Este título foi dado exatamente porque eles compreenderam que Jesus é este caminho que todos devem seguir. E se a vida cristã aponta este caminho, isso significa que se deve sempre estar em um contínuo movimento. Não adianta se conhecer o caminho e ficar parados, isso não leva a lugar nenhum.

O cristão está sempre a caminho… Ele deve estar sempre em movimento.

E outro ponto importante para a reflexão é que este caminho é trilhado em comunhão com os outros irmãos. É preciso caminhar juntos, motivar os demais. Além disso, perceber que se alguém está ficando para trás, se deve aprender a esperar ou se eu estou ficando para trás, devo acelerar o passo. O caminho encontra seu verdadeiro sentido quando se caminha juntos.

Ninguém está pronto, por isso todos devem, a cada dia, se dispor a estar a caminho… pois este só termina quando a humanidade se encontrar definitivamente com Cristo na Jerusalém do alto e ali será o repouso definitivo da caminhada do cristão.

Servir Brasil


    Saiba mais

    Isso vai fechar em 0 segundos