Eu sou a Ressurreição e a Vida

Campanha

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisso?’” (João 11,25-26)

Seguindo pelas características de Jesus nos Evangelhos temos os versículos de João nos quais Ele diz: “Eu sou a ressurreição e a vida…” A palavra normalmente entendida como ressurreição no grego é “anástasis” que pode ser traduzida por “por em pé” ou “levantar”. Ou seja, pode-se entender que uma pessoa que está sem vida, fica deitada e quando retorna a viver ela se levanta.

Esta é uma ação que convida a refletir sob dois pontos de vista: primeiramente a morte física, que faz parte da natureza humana; e a morte espiritual, que pode ser vista quando se está perdendo a fé, por exemplo, e é de natureza sobrenatural.

Jesus se preocupa com a totalidade do ser humano, em todas as suas dimensões. Assim, o Evangelho nos convida a seguir a Jesus Cristo e, todos os dias, reavivar a fé Nele. Crer em Jesus significa entrar nessa vida nova que Ele nos conquistou com Sua paixão, morte e ressurreição.

E, ao mesmo tempo, que, independentemente da situação que alguém se encontra, deve sempre buscar reavivar a sua fé para que não caia e, se cair, ter a certeza de que o próprio Jesus está pronto a nos levantar novamente. Isso se pode denominar de perseverança, ou seja, devemos, a cada dia, colocar a vida apoiada Nele, para que possamos manter a vida em nós.

Estes versículos estão dentro do trecho do Evangelho que narra a ressurreição de Lázaro. Marta e Maria estão diante de um fato que para elas não há solução, mas, mantendo a fé em Jesus, aquilo que parecia impossível, agora se torna possível. Jesus é capaz de devolver a vida a Lázaro e capaz de devolver a vida a cada pessoa que peça a Ele, com fé, para realizar esta obra que, aos olhos humanos, não poderia ser realizada.

Também Jesus aponta para vida eterna quando diz que: “aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá”. Isso deve reacender em nós a esperança de que um dia, como indica o livro do Apocalipse, não haverá mais choro, pois até a morte foi vencida por Jesus e com Ele também cada pessoa humana deve vencê-la e saber que perseverando até o fim, estaremos em pé diante do Filho do Homem e teremos, com Ele, a vida para sempre.

Servir Brasil


    Saiba mais

    Isso vai fechar em 0 segundos