

O discípulo de Jesus permanece unido ao Mestre
“Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. […] Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. […] Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor.” (Cf. Jo 15,5-9)
A videira tem dois aspectos importantes na Palavra de Deus. Primeiramente, pelo seu fruto: a uva. Dela se produz o vinho, uma bebida muito presente na vida do Povo de Deus, tanto que o primeiro sinal realizado por Jesus no Evangelho de João é a transformação da água em vinho, sendo um sinal da alegria na vida das pessoas, algo que não pode faltar. Também no Antigo Testamento o Profeta Isaías já havia utilizado esta figura para falar sobre o Povo de Deus, ele diz claramente na sua profecia: “A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel.” (Is 5,7a)
A videira tem um caule relativamente pequeno, mas os seus ramos podem se tornar muito longos. Porém, o ramo, mesmo distante vários metros de sua origem, só pode dar fruto se permanecer unido ao caule principal. Se por qualquer motivo ele se separar deste centro ele secará e não produzirá fruto. Para frutificar o ramo deve estar unido à Videira, ser parte Dela, se alimentar Dela. No texto do Evangelho de João no capítulo 15, Jesus está na “Última Ceia” com seus apóstolos e faz uma síntese dos seus ensinamentos para que seus seguidores pudessem continuar sua missão de anunciar o Evangelho até os confins da Terra. Neste trecho do Evangelho, Jesus utiliza a figura da videira, dentro deste contexto, para apresentar como deve ser um discípulo do Reino de Deus.
O discípulo de Jesus é aquele que “permanece” unido ao Mestre. A palavra grega utilizada no Evangelho é μένω (mêno), ela aparece 10 vezes dentro de Jo 15,4-10. Na Bíblia, quando uma palavra se repete várias vezes é porque ela é importante. Em especial, esta palavra foi traduzida por “permanecer”, que vem do latim e significa: “Ficar” (manere) “Através” (per). Ou seja, não é um simples estar em algum lugar, mas estar unido àquele lugar por meio de algo ou de alguém. Uma reflexão que poderia ser realizada é: no lugar onde me encontro hoje, o que me faz estar unido e ele? Eu estou simplesmente “ficando” neste lugar ou eu estou “permanecendo” nele através de Jesus?
Dessa forma, a Associação do Senhor Jesus convida você, colaborador, sócio, devoto ou participante desta Obra de Evangelização a estar sempre mais unido a Jesus. Colocá-lo como centro das vidas e das atividades, dos programas, das notícias veiculadas, dos eventos realizados para levar a verdade, o amor e a justiça. Ele é o sentido e a razão pelo qual todos os esforços de levar a Boa Nova do Reino de Deus pelos Meios de Comunicação Social são realizados. Esta Obra é d’Ele e para Ele tudo deve ser revertido. Cada pequeno gesto, cada ação que se repete a cada dia, deve ser permeada pelo desejo de permanecer unidos a Ele, permanecer unidos à Sua Palavra e permanecer unidos no amor.
Este é um Projeto do Senhor Jesus, é uma Obra d’Ele e isto se manifestará de maneira mais concreta a cada dia quando cada um se dispuser a ser Dele. Cada um fazendo a sua parte, em meio às alegrias e às tribulações, próprias da caminhada dos cristãos. Cada um dando a sua participação, unindo no amor todos os setores envolvidos da Associação do Senhor Jesus, entendendo que mesmo que pareçam tão distintos, como diz São Paulo, fazem parte de um mesmo corpo que só pode sobreviver se estiver unido no amor, sendo d’Ele e realizando o que Jesus nos ensinou.
Por: Eduardo Fraguas da Rede Século 21